Na última edição do Auto Show Collection recebemos no palco cinco representantes dignos de destaque para a Noite dos Carros Europeus: Maserati 3200 GT, Mercedes 280 SL 1970, Porsche 911 Carrera e Mercedes 500 SL.

Na Avant Premiere o destaque ficou por conta de um esportivo conversível que foi sensação desde os anos 1960 restaurado em uma oficina que é referência no país.

A Mercedes-Benz 280SL, conhecida como Pagoda, é um esportivo equilibrado e com design inovador quando surgiu em 1963. Desenhada por Paul Bracq tinha um teto levemente côncavo o que lhe rendeu o apelido de Pagoda, uma referência aos templos do Oriente.

O carro em questão foi restaurado em um minucioso processo que levou quase três anos. O veículo foi totalmente desmontado e decapado, sofrendo processo de jateamento para se remover todo o vestígio de tinta e preparação anteriores. O alinhamento das peças, feito milimetricamente, as referências de época para a montagem, a pintura e o alto nível de detalhamento faz desde carro que foi destaque, uma peça ainda mais rara.

A Pagoda surgiu em 1963 ainda com motor 2,3 litros de seis cilindros. Em 1971, ano do exemplar das fotos, era o evoluído 2,8 litros de 170cv combinado com transmissão manual de cinco velocidades. Entre os requintes desse carro, já desde o primeiro modelo estavam a carroceria e painel com deformação programada em caso de colisão e freios a disco nas quatro rodas.

O carro restaurado na oficina A.M. Marcelo, na zona norte de São Paulo, teve todas as peças retiradas e está como zero quilômetro após o processo de restauração.

Internamente, o carpete dourado e os bancos em couro sintético, típico da marca da estrela, veio da Alemanha e foi instalado no Brasil. Os comandos do painel completo são funcionais e foram todos reconstruídos minuciosamente.

A oficina é especialista em veículos da linha Mercedes-Benz mas tem um histórico de restauração de veículos das linhas Porsche, Jaguar, BMW e também marcas norte-americanas como Chevrolet, Ford e Chrysler.

A próxima edição do Auto Show Collection é dedicada, em parte, a uma marca europeia na Noite Família Volkswagen para os fãs tanto do Fusca e Kombi, refrigerados a ar, quanto do Golf, Passat, linha Gol entre outros veículos.

Atualmente uma Pagoda em excepcional estado de conservação com este nível de restauração comparado a oficinas internacionais o valor pode saltar para R$ 280 mil dólares, cerca de R$ 1,1 milhão.