A Chevrolet apresentou hoje em Porto Alegre, o novo Chevrolet Onix, primeiro produto da plataforma GEM (Global Emerging Markets) que estreia uma nova identidade visual, motores de três cilindros mais eficientes, maior conectividade além de mais itens de segurança na versão 2020.

Apesar do nome tradicional conhecido pelos brasileiros desde 2012 este não é só um facelift e sim um novo produto. Estreiam os novos motores 1.0 de três cilindros aspirado com cerca de 80cv e também a versão turbinada de aproximadamente 120cv. A GM anunciou que o carro é capaz de rodar 17 km com 1 litro de gasolina nesta versão mas ainda não detalhou especificações técnicas sobre o modelo. Durante a apresentação aos jornalistas os carros ficaram fechados e travados.

O Onix Plus, nova denominação do sedã, ficou maior (194mm) e mais largo, mostrando claramente a intenção da GM de subir o nível para o seu produto de maior sucesso. No caso do sedã são 4,47m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,47 m de altura e 2,60m de entre-eixos. O hatch também terá ficha técnica divulgada amanhã.

Em termos de conectividade a GM reforçou que foi a primeira montadora a incorporar o equipamento em carros compactos. A tela da central multimídia MyLink tem 7 polegadas agora é do tipo flutuante e continua conectada com sistema OnStar, Android Auto e Apple Car Play. A GM chama a solução de “conectividade nível 4”, que inclui internet 4G com Wi-Fi a bordo, solução que estreou no Cruze, aplicativo myChevrolet com mapas e funções e atualização online.

Novo estilo

O estilo do carro é exatamente o mesmo do modelo lançado no primeiro semestre na China onde ele foi desenvolvido e traz uma nova identidade para os compactos da Chevrolet com a grade hexagonal preta cortada pela moldura cromada e o emblema da marca em dourado. Os faróis são mais afilados com luzes diurnas em LED e há repetidores de seta na carroceria. A lateral tem linha ascendente e a traseira parece mais larga abrigando as lanternas com um chanfro que se estendem até a tampa do porta-malas. No caso do hatch o conjunto é maior mas bem parecido com o da versão antiga.

Segurança

Toda a nova linha do Onix vem de série com 6 airbags, controle de estabilidade e tração e foi classificado como cinco estrelas no Latin NCAP que divulgou o resultado do teste minutos antes do evento de lançamento do carro.

Preço

Em termos de preço a surpresa ficou por conta da manutenção dos valores aplicados para a geração atual, que segue em linha como opção de entrada denominada “Joy”. Veja os preços:

Onix LT: R$ 51.590,00

Onix LTZ: R$ 66.290,00

Onix Plus LT: R$ 61.190,00

Onix Plus LTZ: R$ 70.990,00

E o antigo sai de linha?

A atual versão Joy fica em produção porém adota o visual da versão LT e mantém toda sua configuração de motores quatro cilindros. O mesmo vale para o Cobalt que por enquanto fica em produção.

A missão do Onix e do Onix Plus é manter a liderança isolada em primeiro lugar tanto no ranking dos mais vendidos do país quando especificamente no segmento de sedãs compactos. O Onix concorre com o HB20, que será renovado semana que vem, e também com os recém atualizados Logan e Sandero, Volkswagen Gol e Voyage, Ford Ka e Toyota Etios e, no caso do sedã mais caro modelos como Volkswagen Virtus, Toyota Yaris, Honda City e Fiat Cronos.