Começa hoje em Belo Horizonte, a exposição “Beleza em Movimento”, iniciativa da Fiat Chrysler que abre a “Casa Fiat” mostrando arte, cinema, miniaturas e claro, automóveis clássicos italianos que marcaram época e que influenciaram uma série de automóveis nos últimos 100 anos.

Maserati Ghibli

O exemplar mostrado é do ano de 1971 e representa o clássico do design de Giorgetto Giugiaro com farois escamoteáveis era a proposta de esportividade para o final dos anos 1960 (o carro chegou em 1967). O motor era um V8 4,7 litros de 310cv que alcançava com facilidade os 250Km por hora. Foram menos de 1.300 unidades fabricadas até o carro sair de linha em 1073. Esta denominação voltou a ser usada de 1992 a 1998 e novamente a partir de 2013.

Ferrari Dino 246 GT

O estilo inconfundível, fluído e em carroceria reduzida fez desse automóvel um grande sucesso. A Dino 246 GT tem motor V6 traseiro 2,4 litros de 195cv em um carro de apenas 1100kg. Foram 3,3 mil unidades fabricadas, um sucesso para uma marca que se popularizou em vários países como carro de desejo dos fãs de esportividade.

De Lorean DMC 12

Proposto ainda nos anos 1970, o De Lorean de Zachary De Lorean era como um sonho em forma de automóvel. A carroceria em aço escovado, o perfil esportivo e o motor V6 PRV de 141cv com injeção eletrônica e o arrojo do desenho não fizeram dele um sucesso comercial que só o cinema foi capaz de imortalizar na saga “De Volta para o Futuro”.

Ferrari Testarossa

Quando apresentada em 1984 era como um carro do futuro. De grande porte, com carroceria mais larga e baixa, predomínio de linhas retas e estilo arrojado, a Testarossa fez história. O motor da máquina é um V12 de 390cv com potência máxima acima das 6.000 rotações. Foi fabricada em três séries até meados dos anos 1990.

Alfa Romeo Montreal

Com desenho do estúdio Bertone, o Montreal tinha nome francês e motor V8 traseiro. Apresentado em 1967 chegou mesmo em 1970 muito parecido com o carro conceito. Ao invés de um seis cilindros, tinha motor V8 2,6 litros de 147cv, que apesar da baixa potência, fazia o carro de 1.270kg acelerar a até 220Km por hora.

Alfa Romeo Giulia Spider

Um carro pequeno, acessível, sedutor e com desenho feito pelo estúdio Pininfarina. Com linhas simples, dava destaque ao cuore italiano, símbolo da Alfa Romeo. Tinha motor 1300cc de 65 cv (conhecida na Itália como Junior) e as versões de 1600cc e 110cv com carburadores de corpo duplo, freios a disco e câmbio de cinco marchas. Era concorrente do Fiat 124 Spider e do Karmann Ghia entre outros esportivos pequenos.

Lamborghini Miura

O antecessor do Countach era também um esportivo futurista fabricado de1967 e 1973. A proposta era oferecer um veículo de aerodinâmica refinada típica dos carros de corrida, com carroceria baixa e mais larga. O motor era um V12 3,9 litros posicionado a 90 graus que desenvolvia 350cv, fazendo o Miura voar baixo com seus 1.125Kg a até 280Km por hora. Foram pouco mais de 700 unidades fabricadas ao longo de seis anos para um público muito específico que podia pagar pelo carro mais veloz de sua época. O design do Miura influenciou muitos carros que foram desenhados e construídos no final dos anos 1960 como o próprio Puma GT brasileiro.

Lamborghini 400 GT

Era do tempo em que a Lamborghini não fabricava suas carrocerias e terceirizava a produção para Carrozzeria Touring. Foram apenas 247 unidades fabricadas de 1966 a 1968 deste modelo tão especial com motor V12 4,0 litros de 320cv. Nesta época a Lamborghini ainda fazia suas carrocerias com a Carrozzeria Touring que se encarregou de lhe dar esse desenho fluído, considerado rebuscado à época.

Alfa Romeo Sprint Speciale

Chegou ao mercado em 1959 com estilo arrojado em tamanho pequeno. Com visual arredondado tinha um inovador motor de câmaras hemisféricas e 1300cc alimentado por carburador Weber que levava o rendimento para 100cv. Também tinha versão 1600cc de 112cv com carburação dupla Weber 40 como o carro da foto. Além desta versão coupé a mesma fórmula das pistas foi aplicada na Sprint Zagato que teve só 1.200 unidades fabricadas.

por Marcos Camargo Jr