O Golf é um dos carros mais tradicionais da marca Volkswagen com 45 anos de história e muita bagagem. Ele é vendido até hoje em muitos países do mundo, produzido na Europa, no México, vendido há décadas nos Estados Unidos e também com enorme sucesso na China, e no Brasil tem muitos fãs declarados. 

Embora tenha chegado aqui só em 1995, quando já estava na sua terceira geração e com o passar dos anos não tenha evoluído em relação aos modelos europeus, o Golf atualmente está na sétima geração.

 

Dias de hoje

Hoje temos por aqui apenas o Golf GTi, legítimo sobrevivente da linha, equipado com motor 2.0 turbo com 220 cavalos e 35,7 kgfm de torque e câmbio DSG. Abrindo mão do 1.4 e 1.0 turbo, o Golf está prestes a ganhar uma versão futurista com tecnologia híbrida.

Nesta semana a Volkswagen confirmou que a versão híbrida do Gol, que une o motor 1.4 a um propulsor elétrico, chegará ao Brasil até o final deste ano.

A fórmula mecânica combina motor a combustão 1.4 TSi de 150cv com um elétrico de 102cv que resultam em 204cv.

Apesar de futurista o Golf GTE parece feito para agradar os puristas. Tem detalhes em azul nos emblemas e interior, incluindo costuras do volante e da alavanca do câmbio.

A multimídia escolhida é a Discover Pro que mostra quanto o motor elétrico está consumindo de energia, ou se está carregando o motor a combustão, além de toda a funcionalidade do entretenimento e de sistemas do carro. Trabalhando sozinho o propulsor de 75kw roda até 50km mas é associado ao motor a gasolina que ele mostra seu valor.

A autonomia de até 900km, é mais que o dobro de um modelo convencional. O sistema híbrido do carro inclui ainda componentes eletrônicos que reaproveitam energia cinética da frenagem e até do ar condicionado para recarregar as baterias.

Preço

A Volkswagen não definiu o preço para o carro mas na Europa ele custa o equivalente a R$ 160 mil. Com impostos, no Brasil ele deve ficar em torno de R$ 200 mil.

Com o lançamento do carro a marca que já produziu clássicos inesquecíveis como o Fusca, a Kombi e o Gol, oferece um alento ao trazer o Golf com essa tecnologia. Essa mesma novidade pode se estender ao Jetta também comercializado por aqui, mas isso é apenas especulação.