Matt e Ginger Warner Dotter são filhas de Tom Dotter, ex-militar, mecânico e colecionador de carros da marca Fiat. No entanto, como se percebe pelo sobrenome, não se trata de uma família italiana e sim de norteamericanos que vivem na cidade de Englewood, próximo à Denver, no Colorado.

Tom Dotter faleceu em maio e deixou para as filhas uma coleção em sua própria oficina 75 carros das marcas Fiat, Lancia e até alguns Subaru dos anos 1970 e 1980. Matt e Ginger então montaram o site FiatRescue para vender o acervo do pai, que apesar de gostar muito dos seus carros nunca conseguiu restaurar nenhum deles.

Assim, as herdeiras anunciaram cada unidade por US$ 250 com a condução de que os carros fossem vendidos como estão e a retirada deve ser feita pelo comprador até 31 de agosto. Nenhum dos carros esta em condição de uso, e apesar do péssimo estado geral os carros tem emblemas e detalhes íntegros, em sua maioria.

Na lista de carros oferecidos por menos de R$ 1 mil estão modelos comuns como o Lancia Montecarlo, um esportivo produzido de 1975 a 1981 e que apesar do estilo arrojado tinha motor 1,8 litro de 81cv.

Também há verdadeiras preciosidades como o Lancia Yugo, um divertido hatch com motor 1300cc usado em muitos modelos Fiat. Foi vendido nos Estados Unidos entre 1985 e o início dos anos 1990 com relativo sucesso.

Também faz parte do lote um raríssimo X1/9 com carroceria Bertone fabricado de 1972 a 1982, com motor traseiro 1300cc ou 1500cc.

Há alguns exemplares do desejado Fiat 850 coupé que chegou a fazer sucesso no final dos anos 1960 nos Estados Unidos pelo baixo preço, leveza e status de um “carro europeu”. Tinha motor de 843cc e 52cv, suficiente para empolgar o carro de apenas 700kg.

Também consta na lista um Fiat 128. Esse veículo foi vendido com sucesso nos anos 1970 em muitos países, com inúmeras variações. Deu origem a um coupé desenhado pelo estilo Bertone, sedãs feitos na antiga Iugoslávia sob a marca Zastava e serviu de base para o Fiat 127, conhecido aqui como Fiat 147.

Outro esportivo interessante é o Lancia X1/9. Lançado em 1972 era um esportivo de dois lugares com carroceria targa e motor 1.3 de 74cv e 1.5 litro de 85cv. Nos Estados Unidos foi lançado em 1974. Seguindo a moda dos carros pequenos e econômicos após a crise do petróleo de 1973, era o carro esportivo e ideal. Em 1980 ganhou injeção eletrônica e fez sucesso na Califórnia e mesmo com a saída da Fiat dos EUA em 1982, o carro continuou sendo vendido como Bertone X1/9 até 1989.

Também há peruas Fiat 131 neste lote de veículos. A motorização na Europa é a mesma do modelo 128, e chegou a ser vendido nos Estados Unidos como Fiat Brava equipado com motor 1.8 litro e transmissão automática de três marchas.

por Marcos Camargo