Oito meses após a primeira aparição no mercado brasileiro, o Nissan Leaf começa a ser vendido no mercado brasileiro por R$ 195. O valor é R$ 16,5 superior ao pedido na fase de pré-venda e mantém as características mecânicas do modelo oferecido em vários países do mundo.

Fabricado no Reino Unido, o Leaf tem motor de 110 kW (equivalente a 149 cv) e torque de 32,6 kgfm quase instantâneo. Pesa 1557kg e vem com o conjunto de baterias instalado sob o assoalho, o que eleva um pouco a posição de dirigir o carro que tem porte de um Honda Fit e será concorrente do Renault Zoe, Chevrolet Bolt e JAC ieV40 já oferecidos aqui.

Entre as tecnologias da novidade estão o E-pedal, que converte a frenagem em mais energia para recarregar as baterias e também desacelera o carro até parar completamente quando o motorista não está pisando no acelerador. No entanto, ela pode ser desativada por um simples toque de botão. Conta ainda com o modo Eco que amplia a autonomia da bateria mas deixa as acelerações mais lentas. Também traz tecnologias de condução semiautônoma ajuda a controlar a distância do carro vai à frente, mantém o carro dentro da faixa de rolamento e conta com recurso de frenagem automática de emergência.

E a gasolina?

O Nissan Leaf conta com bocal de abastecimento com duas tomadas: uma do tipo simples, bivolt, que pode ser conectada em uma tomada comum e outra específica para pontos de recarga que levam 30 minutos para atingir até 80% da capacidade das baterias.

Quem compra o carro também recebe o kit Wallbox, que é um recarregador de parede instalado na residência do comprador. No preço está incluída a visita e instalação de um técnico especializado.

Vendas 

O Leaf é fabricado no Reino Unido, tem três anos de garantia para o veículo e oito anos para o conjunto de baterias. Será vendido apenas nas concessionárias de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Florianópolis. Por aqui já foram vendidas 20 unidades desde o Salão do Automóvel mas a Nissan estima vender entre 100 e 200 unidades do Leaf por ano.

Se você procura o Leaf vai encontrá-lo, por enquanto, só no site da Nissan, mas no AutoShow.com.br tem mais de 40 mil veículos à venda, inclusive alguns híbridos e também carros da marca Nissan.