Prestes a completar 15 anos de mercado, a linhagem de SUVs de grande porte da Audi mostram que o sucesso desse utilitário esportivo ainda tem muito o que trilhar, literalmente falando. Mas bem diferente o motor V12 de 500cv que esses utilitários já tiveram, a proposta do novo SQ8, topo de linha do grandalhão Q8, prova que os tempos são outros.

Divulgação

Entra em cena um V8 biturbo diesel de 429cv que estará interligado a uma solução híbrida leve, com um pequeno motor elétrico para movimentar o carro em baixas velocidades. As baterias ficam na parte inferior composta por íons de lítio, como no celulares. Também terá a versão 3.0 V6 TFSi já conhecida no Q7 que está disponível no Brasil. Assim a gama se completa com dois motores de alta potência combinados com a tecnologia de tração Audi iniciada ainda nos anos 1980 quando chegou ao mercado o sistema Quattro.

O visual ficou mais robusto com a nova grade com reforço por toda a linha hexagonal e que se integrou ao conjunto de faróis que pode ter até matriz de LED, alem da traseira com destaque para a faixa que une as lanternas e ao para-choque destacado.

Divulgação

O inteiro foi levemente renovado com bancos em couro Alcantara, novas saídas de ar superiores no painel, três telas que incluem o cluster, a central e uma tela extra quase unida ao console que também teve mudanças.

Segundo a Audi no Brasil o Q8 está confirmado para chegar ao país no próximo trimestre enquanto o SQ8 ainda não tem previsão. As vendas do SUV esportivo começam até o final do ano na Europa e Estados Unidos.

 

Divulgação

 

Por Marcos Camargo