Comprar um carro usado no Feirão Auto Show pode ser segredo para muita gente, mas um pouco de cuidado pode resultar em um excelente negócio. Afinal, por mais que as vendas de carros zero quilômetro estejam em alta, o número de carros usados negociados é ainda maior. Atualmente para cada carro novo vendido na concessionária outros quatro veículos são negociados no mercado de usados e seminovos.

Quem está em busca de um carro usado no Feirão Auto Show nem sempre sabe quais são os passos para poder verificar o veículo em questão, o que testar e analisar e às vezes nem qual modelo adquirir. Por isso temos abaixo sete dicas infalíveis para comprar um carro usado:

  • Mecânico: É essencial levar um mecânico de confiança para avaliar o carro antes de fechar o negócio. Ele terá o diagnóstico correto, se o carro em questão vale ou não a pena além de conhecer problemas comuns em determinadas marcas, modelos, versões, motores e tipos de veículos;

  • Análise: Caso não consiga levar o profissional, faça uma análise cuidadosa no carro presencialmente. Ligue o carro e verifique os níveis de ruído na cabine e de vibração do volante e da alavanca de câmbio – no caso de um modelo manual. No caso de um modelo automático é importante colocar o carro no “R” ou “D”, pisar no freio e acelerador. Caso o conta giros marque 2.500rpm é porque o item está em perfeito estado. Vale a pena testar, com calma, itens elétricos como vidros, ligar o ar condicionado, luzes e lâmpadas, e conseguir andar em alguns quilômetros com o veículo. No percurso, ouvir barulhos da suspensão, perceber ruídos vindos do motor ou fumaça saindo do escapamento são itens que devem ser verificados;

  • Trocas de óleo: Checar se as trocas de óleo foram feitas no prazo e com fluido recomendado bem como ter um histórico de manutenção é importante. O comprador não deve ser levado ao erro por confiar em carros anunciados como “100% revisado” se não há documentos para comprovar isso. Os motores mais modernos exigem fluído específico que é mais caro, e a troca feita no prazo com o produto correto garante vida longa ao motor. Do contrário, o futuro dono pode ter problemas. Aproveitando a checagem, é preciso olhar o nível do óleo do câmbio, freios e fluído do radiador.

  • Segurança: Na hora da compra é importante ver todos os itens de segurança do carro. A existência de chave de rodas, triângulo e até as condições do estepe devem ser observadas. Pneus devem ter borracha suficiente e os sulcos da banda externa devem estar visíveis e perceptíveis.

 

  • Laudo: Imprescindível também é a realização do laudo cautelar. Ele traz um relatório completo e oficial sobre as condições do automóvel. Os laudos são realizados por empresas autorizadas pelo Detran. No Feirão Auto Show, Anhembi e ABC, existe uma área própria para realização desse serviço. É importante dizer que laudo cautelar ou ECV é diferente de laudo de compra e venda. O segundo  é apenas uma simples inspeção e checagem se o carro está cadastrado na base das autoridades de trânsito. Já o laudo cautelar comprova se houve troca de peças, histórico do carro, passagem por sinistro ou envolvimento em acidentes anteriores etc.

  • Primeiros passos: mesmo após toda a verificação e emissão do laudo, é preciso providenciar rapidamente a transferência, lembrando que quando o vendedor preenche o recibo (CRLV) e reconhece firma em cartório automaticamente o DETRAN recebe a “comunicação de venda” e a responsabilidade já passa para o futuro proprietário. O comprador deve então reconhecer a assinatura, anexar o laudo e pagar a taxa de transferência, algo que a pessoa pode fazer sem depender de um despachante. O processo leva algumas horas no DETRAN. Em São Paulo o procedimento pode ser feito nas unidades do Poupatempo.

 

  • Manutenção: agora é preciso fazer uma manutenção básica por mais que o carro estejam “em bom estado”. É recomendado que o novo proprietário faça a troca de óleo, de todos os filtros (ar, óleo e combustível) e também faça a substituição da correia dentada. Esse item tem duração aproximada de 30 mil quilômetros e o comprador não deve confiar 100% no bom estado desse item. O ideal é fazer a troca e programar a manutenção futura.

Caso a procura por um carro novo comece na internet, o Feirão Auto Show tem mais de 40 mil anúncios de carros de todas as marcas, modelos e versões a partir de R$ 5 mil. Assim, o comprador pode selecionar o modelo que procura e iniciar a seleção agora mesmo. Todo domingo mais de 5.500 carros são oferecidos nos Feirões Auto Show em duas cidades: São Paulo e Santo André no ABC Paulista. Conheça os detalhes desse evento que tem a entrada gratuita para visitantes.