Oito meses após o lançamento mundial a nova geração do Range Rover Evoque chega ao país em versão única, sistema híbrido leve, e design inspirado no irmão maior, o Velar. As vendas começam em julho mas a apresentação ocorreu hoje em São Paulo onde a marca adiantou os planos para o futuro da marca.

A novidade chega 8 anos após o lançamento da primeira geração do Evoque, fruto de um grande investimento da Land Rover na busca de conquistar novos consumidores para a marca. O visual “Evocado” renovou os produtos da marca mantendo as boas características off-road inerentes aos Land Rover.

O novo Evoque chega em versão única, a R-Dynamic HSE, por R$ 312.900. Neste caso leva o motor 2.0 turbo (5.500 rpm e 40,7 kgfm entre 1.600 e 4.500 rpm) com sistema híbrido-leve de 48V que atuando com o propulsor a combustão rende 300cv de potência associado ao câmbio automático de nove marchas. A versão 2,0 litros flexível com 249cv chega ainda este ano, promete a Land Rover.

Em termos de opcionais, o comprador pode optar pelo pacote Brasil, que tem ajuste elétrico do volante, pintura metálica e pacote Black, com detalhes na carroceria em preto brilhante. Assim o preço do carro salta para R$ 322 mil.

A novidade é construída com a nova plataforma PTA (Premium Transverse Architecture) que tem 2,68m de entre-eixos, 4,37m de comprimento, 1,99 de largura e 1,64m de altura com 610 litros de porta-malas. O estilo é inspirado no Velar, o novo Evoque tem faróis afilados em LED e o novo design com pacote interessante de equipamentos que inclui alguns itens quase obrigatórios para um carro de sua classe e seu preço: ar-condicionado de duas zonas, rodas de 18 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos, freio de estacionamento elétrico, multimídia Touch Pro de 10 polegadas, câmera de ré, piloto automático, assistentes de mudança de faixa, sensor de fadiga, controles de tração e estabilidade 6 airbags.

História 

Em 2008 a Land Rover apresentou o conceito LRX, algo como Land Rover Cross, com visual inovador em relação aos modelos que existiam naquela época. A intenção era acompanhar o mundo que estava em constante evolução e renovar o portfólio da marca tradicional britânica. Longe estavam os tempos dos primeiros utilitários como o Defender e modelos com visual sisudo. O Evoque queria conquistar os jovens.

conceito LRX de 2008

Fabricado em Halewood, na Inglaterra, o Land Rover Evoque só chegou mesmo em 2011 mas fez tanto sucesso que sua comercialização chegou a 160 países. Apesar do visual inovador, a motorização nunca foi um ponto alto do Evoque. Havia o motor 2.2 litros turbodiesel de 150 cv ou 190 cv, dependendo da versão e também o 2.0 Si4 turbo, com injeção direta de gasolina e 240 cv.

Agora a marca renova mais uma vez seu “baby Land Rover” em um mercado cada vez mais disputado, mesmo considerando todos os estilos de SUVs premium, dos compactos, aos de maior porte.