Na última semana a Chevrolet confirmou que o Bolt finalmente chegará ao mercado brasileiro em outubro. Um ano depois da sua apresentação no Salão do Automóvel ele será vendido aqui em versão única, a Premier, por R$ 175 mil.
Quem puder investir na novidade levará para casa um carro que tem estilo e porte de Honda Fit, e que se passa facilmente por “carro comum”. Sob o capô o motor elétrico de 203 cv (150 KW) de potência tem elevados 36,8 kgfm de torque. A autonomia é de até 383km com uma recarga, feita em tomadas comuns e vem com um kit de recarga rápida. Por dentro, o estilo futurista da destaque para a central multimídia chamada de Driver Information Center de 10,2 polegadas que reúne informações de entretenimento e claro, da gestão energética. O Bolt também conta com sistema regenerativo que aproveita a energia aplicada nas frenagens e desacelerações para ampliar a autonomia.

Ao se unir ao time de elétricos composto por Renault Zoe, Nissan Leaf e JAC iEV 40, a GM se atualiza nesse perfil de produto. Conheça a linha de modelos eletrificados que marcaram a história da Chevrolet:
Pouca gente sabe mas o EV1 (abaixo) lançado há 23 anos não foi o primeiro carro elétrico da marca.
Em 1912 a GM produziu 682 Pickups, quando praticamente todas as marcas produziam modelos elétricos para o mercado.
Electrovair
A versão eletrificada do polêmico Corvair ficou pronta em 1964 e foi batizada de Electrovair. O motor de 450 Volts desenvolvia o equivalente a 90cv de potência. Dois anos depois o Electrovair II seria a versão definitiva do carro que já tinha o equivalente a 115cv e 130km de autonomia com uma recarga.
Na lua
Em 1971 a Delco Electronics, marca do grupo GM, desenvolveu o veículo lunar usado na missão Apollo 15. Com suspensão independente e porte de veículo compacto, tinha motor elétrico com duas baterias de 36 Volts.
Chevette elétrico 
Em 1976 a GM apresentou o Electrovette, uma versão eletrificada do nosso Chevette e que ficou só no conceito mesmo. Usava a tecnologia inovadora das baterias de níquel e zinco, mais leve e de melhor performance.
EV1
A partir de um conceito apresentado em 1990, a GM lançou em 1996 o futurista EV1. Foi oferecido a clientes da Califórnia e Arizona por meio de um leasing, e seria um projeto piloto para a expansão de modelos eletrificados. Inicialmente por “questões técnicas” mas também por pressão da indústria do petróleo, o projeto foi abandonado.
Volt
Lançado em 2011 o Volt fez grande sucesso comercial. Tem tração eletrica com autonomia de até 80km recarregado permanentemente por motor a gasolina 1.0 3 cilindros flexível. Com o avanço de outras tecnologias e do próprio Bolt, o Volt teve a produção encerrada neste ano.
Marcos Camargo Jr.