Em janeiro de 1959 o primeiro Fusca com peças fabricadas aqui no Brasil deixava a unidade da Volkswagen, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Antes disso, o besouro vinha fazendo um tremendo sucesso por aqui desde que as primeiras 30 unidades chegaram da Alemanha, em 1950, importadas pela Brasmotor.

A trajetória, evolução e os últimos modelos do Fusca serão destaque do próximo Auto Show Collection, que irá celebrar os 60 anos do Fusca nacional em um grande evento no sambódromo do Anhembi.

Agora em um novo formato, o Auto Show Collection terá além da exposição com cerca de 500 exemplares do besouro, atrações como simuladores de corrida e área infantil além da exposição do mercado de peças, banda ao vivo e outras atrações.

Na Noite do Fusca, estão confirmados modelos 1950 que chegaram entre os primeiros lotes importados, modelos raros como o Volkswagen com teto solar e o Fusca “Pé de Boi” que era um modelo mais simples, o esportivo 1600S e versões especiais como Fusca Love, Fusca Ouro e o Última Série de 1996. O evento será realizado em parceria com o Fusca Clube do Brasil, clube anfitrião do evento e um dos mais antigos clubes de carros antigos em atividade no país.

No palco, seis exemplares serão mostrados ao público exibindo toda a evolução do carro. Na Avant Premiére, um Fusca raríssimo será revelado diante dos frequentadores do evento e na pista todas as versões estarão representadas: desde os modelos com motor 1200cc e 30cv, os 1300cc de 46cv, 1500cc de 52cv e o 1600 de 65cv. Até mesmo versões conversíveis, alguns modelos posteriores à fabricação nacional vendidos na Alemanha e Estados Unidos estão confirmados.

Com a exposição, o público verá também o desfile apresentado por especialistas do Fusca Clube, que irão contar os detalhes de cada um dos principais carros da exposição e curiosidades do Fusca.

O Auto Show Collection será realizado na primeira terça-feira de cada mês reunindo mais de 5.000 pessoas a cada evento, com a participação de cerca de 40 clubes representando as principais marcas do mercado.