Divulgação

Dominado cada vez mais por modelos SUV’s e sedãs, as peruas viraram apenas figurantes no mercado automotivo nacional. Seguindo na contramão das estatísticas a Fiat divulgou hoje (20), a linha 2020 do Weekend, que agora chega com ar-condicionado de série no modelo de entrada.

Atualmente, o Weekend é a perua mais barata do Brasil e uma das últimas. Comercializadas em duas versões, com preços a partir de R$ 64.990 na versão Attractive com motor 1.4 e R$ 84.290 na versão Adventure, o carro chega quase sem concorrentes diretos, já que a Volkswagen encerrou a produção da Spacefox mas a GM lidera com a perua Spin.

Na versão Attractive o carro chega equipada com motor 1.4 Fire de 86cv e 12,5kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. No quesito conforto a perua chega com ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica faróis de neblina, rádio com entrada USB e conexão Bluetooth, travas elétricas e volante com regulagem de altura. Todos os itens citados são de série.

Como opcional o motorista ainda pode escolher o Kit Creative, que é composto por vidros elétricos na parte traseira e bancos bi-partidos. Rodas de liga-leve aro 14 e volante multifuncional.

A outra versão comercializada é a Adventure que mantem o motor eTorq 1.8 de 132cv e 18,9kgfm, também com câmbio manual de cinco marchas. Nesta versão o carro uma configuração aventureira, com aplique de plástico na caixa de rodas e no para-choque, além claro, da suspensão elevada. Os pneus são mistos de 16”, os vidros traseiros são elétricos e o sensor de estacionamento também está presente. Como opcional o proprietário pode optar pelo sistema Locker de bloqueio diferencial, que custa R$ 4 mil.

História

O carro foi lançado oficialmente em 1997 em quatro versões: 1.5 MPI, 1.6 16V MPI, Stile 1.6 16V MPI e Sport 1.6 16V MPI. Na ocasião a Fiat conseguiu levar muitas pessoas as concessionárias, com uma propaganda inovadora para época, que ficou conhecida como “comercial dos peixes”.

O carro apresentava um espaço interno maior, com motores econômicos. A perua ainda trouxe o novo logotipo da marca italiana, o conhecido logo circular azul.

Em pouco tempo, o carro se tornou o mais vendido de sua categoria, desbancando a VW Parati, líder desde meados dos anos 1980.

O modelo sofreu inúmeras reestilizações ao longo do caminho mas manteve sua proposta. Em 2015, a Fiat resolveu rebatizar o carro, o chamando apenas de Weekend. Atualmente poucos compradores optam por uma station Wagon enquanto os SUVs têm cada vez mais espaço.

Guilherme Magna