Marcos Camargo

Como boa parte dos fãs da linha Opala sabem, o luxuoso Diplomata foi lançado oficialmente em 1980. Inaugurava as linha retas do sedã ou do cupê, com faróis quadrados, nova grade retilínea, lanternas grandes e horizontais.

A ideia do Opala mais caro da linha, tinha como princípio um nicho de mercado que antes estava nas mãos apenas de carros maiores e equipados com motor V8. O Dodge Dart Gran Sedã e o Ford Galaxie, além do Alfa Romeo 2300 (este quatro cilindros) eram mais modernos e equipados. Mas a crise do petróleo em 1973 fez o segmento de carros mais caros perder espaço e compradores destes veículos buscavam opções mais racionais. Como o Comodoro se tornava um sucesso, a GM então viu espaço para ousar ainda mais.

Em 1978, no Salão do Automóvel, a montadora apresentou o conceito Diplomata. Com nome que evoca seriedade, teria o motor seis cilindros já conhecido e acabamento caprichado, ainda mais cuidadoso do que o Comodoro. Tinha rodas raiadas, linhas limpas na lateral (os frisos laterais ja estavam em desuso) e grade diferenciada das demais versões.

Segundo a imprensa, à época, problemas na fabricação das rodas de liga leve levaram a GM a adiar o plano do Diplomata. Mas o melhor argumento para esse atraso é que estava ficando pronta a linha 1980 que mudaria fortemente o design do carro. Assim, não faria sentido lançar um carro que mudaria tanto no ano seguinte. Assim, o Diplomata saiu em 1980. Foi em boa hora. Ganhou espaço enquanto a Ford se preparava para lançar o Del Rey em 1981 e a Dodge caminhava para encerrar a produção dos modelos com motor V8. Sem o Maverick e quase fora de linha com o Galaxie, que ainda sobreviveria até 1983, a GM investia no seu novo carro topo de linha.

Assim, a linha Opala estava completa para enfrentar a década de 1980, coisa que foi fácil no princípio mas depois sofreu concorrência forte de modelos como o próprio Chevrolet Monza e o Volkswagen Santana. Mas a imponência do Opala, para os seus fãs, seguiu imortal até 1992, quando deixou de ser produzido.

Aproveite e venha conhecer a história do Opala no Auto Show Collection. Já tem evento marcado para esse ano. Aproveite e confirme presença aqui.