Marcos Camargo

Quem tem uma boa história para contar a bordo da velha Kombi? Praticamente todo mundo já andou na utilitária mais vendida do Brasil das últimas seis décadas. Presente no transporte escolar, para aventuras de famílias raiz, no transporte cotidiano e até na feira, ela é versátil e apesar de fora de linha ainda há centenas de milhares de Kombis rodando pelo país. Após 56 anos de fabricação e mais de 1,5 milhão de unidades vendidas só aqui no Brasil, a Kombi deixou de ser produzida oficialmente em dezembro de 2013. Isso ocorreu graças a obrigatoriedade da instalação de air-bags e freios ABS na Velha Senhora, que incapaz de se adaptar aos novos tempos acabou deixando a linha de montagem ainda na liderança do seu segmento. Cada vez mais popular nos encontros de carros antigos, a Kombi se valoriza a cada dia aqui e lá fora e segue esbanjando simpatia. No Auto Show Collection, dedicamos uma data comemorativa só para ela, e em 02 de setembro é o Dia da Kombi, e você sabe o motivo? Preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a velha senhora.

1. O Dia Nacional da Kombi celebrado em 2 de setembro relembra o dia em que a primeira utilitária saiu da recém inaugurada fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ano de 1957. Mais interessante ainda é que a mesma fábrica que existe até hoje foi “inaugurada” pelo presidente Juscelino Kubitscheck em uma cerimônia no dia 15 de novembro 1959. Mera formalidade…

2. A Kombi sempre foi líder do segmento de utilitários de entrada durante toda a sua vida. Nem mesmo os pequenos caminhões ou as vans asiáticas que chegaram no início dos anos 1990 foram capazes de destroná-la. O motivo é o seu baixo preço e grande confiabilidade com manutenção reduzida. 3. A ideia da Kombi que usava a base e motor do Fusca não foi de um alemão mas sim de um representante da marca, o holandês Ben Pon, que rascunhou o projeto num guardanapo. Ele pensou num veículo com grande aproveitamento de espaço interno e desenhou uma caixinha sobre rodas com cantos arredondados.


4. Apesar dos modelos alemães e também vendidos nos Estados Unidos tivessem a prática porta de correr desde 1967, essa novidade só desembarcou por aqui 30 anos depois em 1997. A Volkswagen sempre teve liderança tranquila com a Kombi então incorporava pouquíssimas mudanças nela ao longo dos anos para elevar seu custo de fabricação. Também por isso só deixamos de fabricá-la em 2013. Na Alemanha ela saiu de linha há 40 anos, em 1979.
5. A Kombi é o veículo antigo que mais se valorizou nos últimos anos. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, modelos fabricados até 1988 valorizaram 135% acima da taxa Selic. Os modelos mais antigos chegam a ser comercializados por cerca de R$ 80 mil e são cobiçados por colecionadores na Europa.


6. Por conta da quinta curiosidade a Kombi já teve milhares de unidades antigas exportadas daqui para a Europa e para os Estados Unidos. Há empresas especializadas em restaurar e despachar as kombis para fora do Brasil.
7. Somente no Brasil a Kombi teve modelos curiosos como a versão com motor diesel de pouco sucesso comercial, ainda no início dos anos 1980.


8. Apesar da evolução dos carros nas últimas décadas a Kombi jamais teve itens como ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas ao longo de sua vida. Até mesmo as versões “Luxo” não tinham nada além de vidros verdes e desembaçadores traseiros.
9. No início eram oferecidas cores mais alegres como azul, vermelho e verde no catálogo da Volkswagen já que no início a Kombi era um veículo destinado às famílias, muito mais numerosas do que hoje. Com o tempo a oferta de cores caiu e já nos anos 1980 era vendida apenas no tom bege e branco. Com a versão “mexicana” após 1997, estavam disponíveis as cores azul ou cinza. Os últimos modelos eram todos pintados de branco exceto as versões comemorativas como a Série Prata de 2004 (cinza), a Ouro de 2006 (vermelha e branca) e a Last Edition de 2013 (azul e branca).

10. O modelo mais valioso da Kombi é a versão Samba, que apesar do nome nunca foi fabricada no Brasil.

O Auto Show Collection organiza todo ano uma noite específica só para os amantes da Kombi. Além de todas as versões nacionais, séries especiais e comemorativas, e modelos originais e customizados, recebemos até modelos importados fabricados no México e Alemanha. Participe da Noite da Kombi no Collection que já está confirmada para a temporada 2019!