Conheça a bela história do Fiat Uno no Brasil

Quem nunca viu passar na rua um Fiat Uno ou até mesmo teve um? Esse carro foi o precursor dos carros populares no Brasil, sempre pioneiro em economia e tecnologia deste segmento.

Para todos os apaixonados por esse carro, contaremos agora um pouco da história do Fiat Uno, do primeiro ao último modelo fabricado.

A chegada do Fiat Uno ao Brasil

Apenas 2 anos depois de seu lançamento na Itália, em 1984 o primeiro Fiat Uno chegou ao Brasil. O modelo passou por alterações de suspensão para suportar as ruas brasileiras e também teve seu estepe acomodado junto ao cofre do motor, não sendo necessário esvaziar o porta-malas para acessá-lo.

O primeiro modelo foi o Fiat Uno S, que utilizava motor Fiasa 1.050 cm³ do Fiat 147 (52CV), Seu motor era isento de vibrações e podia-se explorar mais as marchas. Sua principal vantagem era a economia de combustível.

O primeiro Fiat Uno esportivo

Em 1987 a Fiat lançou o Fiat Uno 1.5 R, utilizando motor Sevel 1.5 do Fiat Prêmio retrabalhado para chegar a 86 CV. Os bancos e a pintura foram alterados para causar uma impressão de carro esportivo. Também foram adicionadas rodas de liga leve e amortecedores pressurizados aumentando o conforto, estabilidade e segurança.

Nasce o Uno Mille

Em 1990, com as novas regras tributárias brasileiras que diminuíam a tributação para modelos de 800 a 1000cm³, a Fiat diminuiu o curso dos pistões e criou uma versão com motor de 994 cm³ (48 CV).

O Uno Mille foi criado para ser prático, econômico e barato, dando início a era dos “carros populares” no Brasil. Já no primeiro ano teve 100 mil unidades vendidas.

No mesmo ano é lançada a versão R, que recebe motor 1.6 Sevel (Alcool ou gasolina), chegando a 88CV.

Em 1992, o Uno ganho sua primeira versão 4 portas, sendo pioneiro novamente no segmento dos carros “mil”. A partir daí o modelo se populariza, sendo o principal responsável pelo crescimento da marca no país.

A injeção eletrônica é implantada em 1993 no modelo 1.6 R e em 1995 no modelo 1.0.

O primeiro carro nacional turbinado de fábrica

Para os admiradores de Fiat Uno, esse foi e é o sonho de consumo entre todos os modelos. Lançado em 1994, com motor turbinado de série e 116 CV de potência, o Fiat Uno Turbo i.e. contava com motor italiano 1.4, além de acessórios esportivos e rodas de liga leve aro 14. Foi produzido até 1996.

Fiat Uno e a motorização Fire 1.0

No ano 2000, a Fiat lança o novo Fiat Uno Mille Fire 1.0 que utiliza motorização multiponto à gasolina com potência aumentada para 55CV, com ótimo torque em baixas rotações e destaque para a economia de combustível. Nessa versão também foi instalada nova grade frontal e novo logotipo Fiat.

Em 2005, é lançado o Fiat Uno Mille Fire Flex, sendo o primeiro bi-combustível da categoria, com 66 CV de potência à álcool e 65 CV à gasolina. Neste período o modelo também passa por mudanças na carroceria, exibindo nova frente e traseira. Além disso foi incorporado o marcador de temperatura ao painel.

Em 2006 é disponibilizado o kit way, com amortecedores de curso mais londo e molduras de paralamas exclusivas.

Em 2008 é lançado o Mille Economy, que possui a mesma potência porém com novas regulagens de motor e suspensão, e pneus de baixa resistência, que o deixam 10% mais econômico em relação ao anterior.

Consolidando a história do Fiat Uno

Devido às novas exigências de segurança brasileiras e à defasagem tecnológica foi lançado em 2013, o último modelo Mille em agradecimento a todos os resultados obtidos por esse modelo nos últimos vinte anos. A versão foi nomeada de “Grazie” Mille.

Fiat Novo Uno

Em 2010 a Fiat lança o Fiat Novo Uno modernizando seu design e forma quadrada. Além disso é instalado novo motor EVO.

Em 2014 é lançado o Fiat Novo Uno Evolution, bem mais sofisticado, o modelo já conta com sistema start-stop, que desliga o motor em paradas.

Gostou da história do Fiat Uno no Brasil? Deixe seu comentário no post e conte-nos um pouco da sua história com esse xodó dos brasileiros.

Comment(1)

  1. Reply
    Cesare Filho says

    Sensacional, o bacana seria fotos dos modelos de cada fase

Post a comment